PROFESSOR DE ESTATÍSTICA SE DESTACA NO DCX

Prof. Joseilme e uma de suas aulas em 2017.2

Objeto de estudo desde o fim dos anos 50, a chamada “ansiedade matemática” se caracteriza por um conjunto de reações fisiológicas, comportamentais e cognitivas que algumas pessoas manifestam diante de situações envolvendo essa disciplina, que podem ser intensificadas às vésperas ou no dia de provas e em situações em que o conhecimento é cobrado. Geralmente, muitos dos problemas são atribuídos ao professor, gerando ojeriza. Desde o período 2014.1 o SIGAA da UFPB tem solicitado dos alunos a avaliação de seus professores, os alunos preenchem um questionário com informações de cada disciplina. Essa avaliação acontece no final de cada período letivo.

O resultado da avaliação feita de um professor do DCX no período 2017.1(mais recente disponível no SIGAA) tem despertado a curiosidade de muitos alunos, Joseilme Fernandes Gouveia, professor de Estatística do curso de Matemática.

Joseilme foi o único professor do Departamento de Ciências Exatas que obteve média 10, proporcionando entusiasmo aos alunos de Computação que não curtem as disciplinas que envolvem cálculos matemáticos. Não é de hoje que a disciplina de Estatística do curso de matemática tem atraído interesse de alunos de outros cursos.

Todo mundo fala bem dele, as pessoas que já pagaram essa disciplina têm exaltado a metodologia empregada pelo professor”. Comenta o aluno de Computação, Igor Dantas.

Desde que Joseilme Gouveia começou a ministrar essa cadeira, muitos alunos têm propagado informações satisfatórias no CCAE a respeito da praticidade aplicada pelo docente, fazendo com que a cada período alcance novo recorde de matrículas de discentes de outros cursos. No atual período, cerca de 16 alunos vieram do curso de Computação. Uma das grandes curiosidades é o fato de ser um dos poucos professores de matemática que usa slides. Segundo alguns alunos, a facilidade de aprendizado pode ajudar até mesmo para pessoas que tem sintomas de discalculia. De acordo com a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.

 

Cada departamento obteve um destaque com professor com média 10 no período 2017.1. Segue a lista:

– JOSEILME FERNANDES GOUVEIA – Estatística – DCX

– DARLLAN NEVES DA ROCHA – Antropologia Política – DCS

– EDILANE DO AMARAL HELENO – Economia Brasileira – DCSA

– JOEL ARAUJO QUEIROZ – Fundamentos Biológicos da Educação – DED

– FERNANDA BARBOZA DE LIMA – Sociolinguística – DL

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*