PARAÍBA À BRASÍLIA: COMPUTAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Na crença de que ensinar os jovens como programar computadores irá dar-lhes uma habilidade para a vida toda, educadores do mundo inteiro começaram a enxergar uma necessidade de ensinar essa nova geração a produzir tecnologia em vez de somente consumi-la. A tecnologia transformou a educação, mas enquanto os alunos aprendem a usá-la, eles raramente aprendem como ela funciona. Um dos problemas é encontrar políticos interessados em defender essa causa e iniciamos um projeto nas escolas.

Durante muito tempo, o Campus IV da UFPB tem construído profissionais licenciados em Ciência da Computação para que os mesmos sejam capazes de ensinar tanto no ensino Superior como também no Ensino Básico. Em 2010, aproximadamente, a Drª. Pasqueline Scaico e outros professores haviam impulsionado uma iniciativa, através de diálogo, com o Deputado Federal Efraim Filho, sobre projeto de lei que fosse capaz de aproveitar esses profissionais nas escolas estaduais, inserindo a disciplina de Computação como componente curricular no Ensino Médio.

Na época fomos com Alexandre Scaico e Rafael Magalhães a uma audiência com o deputado Efraim Filho, mostramos a importância da disciplina nas escolas. Comenta a Drª. Pasqueline Scaico.

Deputado Frei Anastácio dando o Recebido nas demandas apresentadas pelo Coletivo.

O projeto chegou a ser elaborado pelo deputado, no entanto, sua tramitação nunca chegou a ser finalizada. Depois disso, muitas instituições tentaram através de petições eletrônicas conseguir o máximo de assinaturas possíveis para que depois fosse apresentado a Câmara dos Deputados.

No 23 de abril, um coletivo de vereadores do Vale do Mamanguape levou várias solicitações para serem protocoladas no gabinete dos 12 Deputados Federais da Paraíba. Dessas solicitações, incluía a maior reivindicação na área da Computação Paraibana, a inclusão da Computação no Ensino Médio, dando-o a valorização ao profissional licenciado.

Levantamos as demandas e iniciamos nossa jornada, entregar aos deputados e cobra-los por esse atendimento. O Vale do Mamanguape tem quase 150 mil habitantes e somos seus legítimos representantes, lutamos por eles. ” Fala o Vereador de Mamanguape, Luciano Castor.

É a primeira vez que um Coletivo de Vereadores faz tal feito na Paraíba, sendo os pioneiros a entrarem no Congresso Nacional e irem em todos os gabinetes dos deputados e senadores, protocolar pedidos para uma região.

Gabinete da Deputada Federal Edna Henrique.

Além das demandas do Vale do Mamanguape, foram feitas também solicitações de emendas para as cidades de cada vereador. Sobre o projeto de autoria do deputado Efraim Filho, o mesmo garantiu empenho na sua tramitação” Explica Luiza Dantas, Vereadora de Baia da Traição.

Todas as emendas solicitadas são para o orçamento 2020, no entanto, o Projeto de Lei voltado ao Ensino da Computação poderá ser encaminhada a qualquer momento.

Deputado Federal Damião Feliciano

Nossa ida a Brasília mostra o compromisso que temos com a população, saímos do Legislativo Municipal e partimos para o legislativo Federal com o único fim, trazermos melhorias para nosso povo”. Comenta o Vereador de Jacaraú, Peron Filho.

Dos Deputados Federais presentes em seu gabinete, estava: Hugo Motta, Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano, Edna Henrique, Frei Anastácio e Efraim Filho, os demais deputados estavam em atividade fora do gabinete, mas foi protocolado com seus assessores. Dos Senadores, Daniella Ribeiro recebeu em mãos.

Gabinete do Deputado Federal Hugo Motta

Os deputados se mostraram interessados em ajudar, agora iremos esperar e cobrar agilidade.” Conclui Luciano Castor.

Além dos vereadores Luciano Castor(Mamanguape), Luiza Dantas(Baia da Traição) e Peron Filho(Jacaraú) estavam presentes no coletivo Camaf Douglas(Lagoa de Dentro), Ronele (Lagoa de Dentro), Almir (Curral de Cima) e Felipe (Duas Estradas).

Gabinete da Senadora Daniella Ribeiro, na oportunidade, presença do seu pai(Enivaldo Ribeiro) vice-prefeito de Campina Grande e visita do Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro.

Foi protocolado também a solicitação de emendas para Construção de UPA (Unidade de Pronto Atendimento), IFPB(Instituto Federal da Paraíba) e Via Litorânea(Lucena, Barra de Mamanguape, Baia da Traição e Barra de Camaratuba).

Outras fotos:

Gabinete do Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro
Gabinete do Deputado Federal Frei Anastácio.
Gabinete do Deputado Federal Efraim Filho.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*