INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FUTSAL CCAE


Depois de muita espera, finalmente está aberta as inscrições para o Campeonato Universitário de Futsal. A volta do Campeonato reconhecido e organizado pelo DUF(Departamento Universitário de Futsal) vem deixando muitos universitários apreensivos. Desde o anúncio que nesse semestre haveria campeonato de futsal no CCAE, os atletas têm formando grupos no WhatsApp com a convocação e preparação de jogadores, bem como a elaboração do nome do time.

Nessa temporada, nosso time terá surpresas, garanto que dessa vez chegaremos na final.” Comenta Léo Vigilante, Capitão do time formado pelos terceirizados.

Através dos comentários no site, o Prof. Adson Cunha já se manisfestou a respeito e garante que ele e o Prof. Eduardo Falcão irão representar o Departamento de Ciências Exatas.

As inscrições poderão ser realizadas no Centro Acadêmico de Computação em Rio Tinto ou por e-mail, através do calcc@dcx.ufpb.br . As inscrições serão R$25,00. Os times poderão ser formados por até  12 jogadores, sendo  permitido apenas 1 jogador de outro curso/terceirizado/professor/funcionário administrativo/graduado no campus IV.

Os jogos serão ida e volta e começará na fase de grupos. O sorteio dos grupos ocorrerá ao vivo pela Rádio Universitária Litoral Norte. Vale salientar que teremos apenas 1 rodada por semana.

As inscrições se encerrarão no dia 30/09. Os jogos estão previstos para começar na primeira semana de outubro.

TABELA DE TÍTULOS:

ECOLOGIA – 3 Títulos (2008.1, 2009.2 e 2011.1  )

CONTÁBEIS – 2 Títulos (2009.1 e 2012.1)

COMPUTAÇÃO – 2 Títulos (2008.2 e 2010.1) – Título de 2010.1 não reconhecido pelo DUF

 2017.1 – ?

 

REGRAS DO 8º CAMPEONATO UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL

1 – DOS JOGOS: Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras Oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento Técnico.

2- NÚMERO DE ALUNOS/ATLETAS: Cada Curso/Divisão poderá inscrever quantas equipes quiser, de no mínimo 05 (cinco) e no máximo 12 (doze) alunos/atletas, permitindo apenas 1 jogador de outro Curso/Divisão como jogador reforço.

2.1 SOBRE O SIGNIFICADO DE DIVISÃO: Entendesse como Divisão todo grupo formado por indivíduas de determinada locação, por exemplo: Aluno de Matemática pertence a Divisão Matemática, Aluno de Contábeis pertence a Divisão Ciências Contábeis, Professor/funcionários administrativos/Funcionário terceirizados pertencem a mesma Divisão.

3 – Nº MÍNIMO DE JOGADORES PARA INICIAR E TERMINAR O JOGO: Para iniciar a partida, a equipe deverá ter o mínimo de 4 (quatro) jogadores em condição de jogo. E quando ela ficar reduzida a menos de 3 (três), a partida será encerrada e ela será considerada perdedora.

4 – OBRIGATORIEDADE DE UNIFORME: Para participar do jogo, a equipe deve se apresentar uniformizada, com camisas numeradas.

5 – UNIFORMES IGUAIS OU SEMELHANTES: Caso os uniformes das 2 (duas) equipes sejam iguais ou haja coincidência de cores predominantes, prejudicando a diferenciação entre os times, o uso do segundo uniforme ou de coletes diferenciadores caberá à equipe que com mais pontos na tabela ou casa tenha a mesma pontuação seguirá o critério de desempate de: Vitórias, Empates, Derrotas, Saldo de Gols, Saldo de Gols Pró e Saldo de Gols sofridos.

6 – USO DE ANÉIS, BRINCOS, PIERCINGS E OUTROS ADEREÇOS: Por questão de segurança, é proibido a todos os jogadores participar do jogo usando anéis pontudos, brincos, piercings, relógios e outros adereços pessoais. Caso o jogador se recuse a cumprir esta determinação, o árbitro ordenará sua expulsão da partida.

7 – DURAÇÃO DAS PARTIDAS: Os jogos de Futsal deste Campeonato terão a seguinte duração: em 2 (dois) tempos de 12 (doze) minutos, com cronômetro livre.

8 – PEDIDOS DE TEMPO PARA INSTRUÇÃO: Durante a partida, os técnicos terão o direito de solicitar tempos (não cumulativos) com duração de 1 (um) minuto, atendendo o disposto a seguir: O arbitro acenará e avisará quando concederá o tempo depois de solicitado.

9.CASOS DE W.O.: A equipe que não comparecer ou não tiver o nº mínimo de jogadores para começar a partida ou para terminá-la, será declarada perdedora por ausência (W.O.) e o placar será de 3 X 0 para o adversário. Se ambas as equipes não comparecerem, será considerado W.O duplo, com ambas perdedoras por 3 X 0.

10.ARBITRAGEM: Os jogos de Futsal serão dirigidos por uma equipe composta por 2 (dois) árbitros e 1 (um) mesário, que deverão aplicar as Regras Oficiais e obedecer as normas dos Regulamentos do Departamento Universitário de Futsal (DUF), sendo suas decisões dentro da quadra irrecorríveis.

11.PRÉ-SÚMULA: As equipes deverão entregar ao mesário a “pré-súmula” preenchida antes do horário de início do jogo.

 

12.CONTAGEM DE PONTOS PARA CLASSIFICAÇÃO: As equipes disputantes serão classificadas em seus grupos de acordo com os pontos ganhos estabelecidos abaixo:

  • Vitória = 3 (três) pontos
  • Empate = 1 (um) ponto
  • Derrota = 0 (zero) ponto
  • W. O. = – 1 (um) ponto negativo e placar de 3 X 0 contra si

 

13.DESEMPATE NA CLASSIFICAÇÃO: Caso haja empate na classificação por pontos ganhos, o desempate se dará conforme os seguintes critérios:

  • Confronto direto (se for entre duas equipes)
  • Maior número de vitórias
  • Maior saldo de gols
  • Maior número de gols a favor
  • Menor número de cartões vermelhos
  • Menor número de cartões amarelos
  • Menor número de W.O.
  • Sorteio público

14 – DESEMPATE DE UM JOGO ELIMINATÓRIO: Se uma partida eliminatória terminar empatada, o desempate se fará através da cobrança de uma série de 3 (três) penalidades máximas. Se ainda continuar empatada, se farão tantas cobranças alternadas até que uma das equipes vença.

15 – PENALIDADES TÉCNICAS: Todos os participantes estarão sujeitos a penalidades, conforme determinado a seguir:

  • Cartão vermelho – expulsão: suspensão automática no jogo seguinte. Dependendo da gravidade da expulsão poderá ser suspenso por mais jogos. Se essa expulsão for por agressão o infrator será sumariamente eliminado do Campeonato e julgado pelo DUF para a próxima temporada. (Deverá pagar multa de 10 reais para regresso ao jogo)
  • Cartão amarelo – advertência: ao receber o 2º (segundo), cumprirá suspensão automática no jogo seguinte. Se em um jogo, o jogador que já tem 1 cartão amarelo (recebido em jogos anteriores) for advertido com o amarelo e depois com o vermelho (expulsão), ele terá que cumprir suspensão nos 2 jogos seguintes. (uma pelo 2º amarelo e outra pelo vermelho). (Deverá pagar multa de 2 reais por casa cartão amarelo levado para o regresso no próximo jogo).
  • Atenção! Os cartões não serão zerados em nenhuma fase deste Torneio.

 

16 – SOBRE AS PARTIDAS: Cada time deverá pagar 10 reais por jogo, valor que será destinado ao pagamento dos árbitros.

17 – ACIONAR DUF: Qualquer capitão/técnico da equipe pode entrar com recurso contra alguma situação ocorrida durante o jogo. O capitão/técnico deverá protocolar ao DUF até 48h depois da ocorrência. O Departamento terá até 48h para fazer o julgamento do recurso.

Sobre Victor Mariano 3 Artigos
Graduando em Lic. Ciência da Computação (P3)

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*