A MATEMÁTICA NA COMPUTAÇÃO

Prof. Carlos Alberto explicando a visualização da física e matemática no jogo Angry Birds

A sociedade atual tem tratado o computador com extrema importância. Com ele, profissionais como cientistas e engenheiros de computação, programadores,  analistas de sistemas, etc. têm ocupado posição de destaque. Todos esses profissionais têm como base disciplinas como lógica, algoritmos, estrutura de dados, matemática discreta, geometria, estatística, etc., e todas estas disciplinas estão fundamentadas na matemática descoberta ao longo dos séculos anteriores.

Na manhã desta quarta-feira(17), o Prof. Dr. Carlos Alberto fez uma participação especial na disciplina de Softwares Educacionais, na oportunidade, explicou a aplicação da física matemática no jogo Angry Birds. No Campus IV da UFPB, a disciplina de Softwares Educacionais tem abordado a importância do profissional de TI em aprender matemática durante o curso de graduação.

Na elaboração de jogos educativos voltado a matemática, o programador tem que ter a noção matemática em discutir com a equipe de desenvolvimento o assunto que será trabalhado no jogo”. Comenta a professora de Softwares Educacionais, Dr.ª Pasqueline Scaico.

Um profissional de computação que possui conhecimentos em matemática é capaz de resolver problemas profundos, oferecendo soluções claras, organizadas, criativas e eficientes. As empresas têm buscado cada vez mais profissionais com esse perfil, pois os desafios atuais são maiores e exigem conhecimentos mais sólidos. A geometria é uma grande aliada no processo criativo de um profissional em computação, já que facilita a abstração do mundo real, permitindo que novos modelos sejam criados com muita facilidade e precisão.

A matemática está em tudo, o aluno deve observar que todas as disciplinas de matemática nos cursos de TI são essenciais para formação de um bom profissional, nada se ensina por acaso.” Explica Dr. Carlos Alberto, Chefe do Departamento de Ciências Exatas do CCAE e professor das disciplinas de Cálculo, Vetorial e Álgebra Linear.

No CCAE também tem o projeto de extensão via Probex com título “O USO DE SOFTWARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL”, coordenado pela Prof.ª Claudilene Gomes. Esse projeto se encontra em execução com 1 bolsista e dois voluntários. Um dos objetivos do projeto é desenvolver propostas de atividades atrativas utilizando tecnologias que, aliadas ao conteúdo da disciplina, auxiliem efetivamente no aprendizado da Matemática.

Prof.ª Pasqueline comentando com o Prof. Carlos Alberto o envolvimento da matemática na computação.
Prof.ª Pasqueline comentando com o Prof. Carlos Alberto o envolvimento da matemática na computação.

 

Jogo Angry Birds 2
Jogo Angry Birds 2

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*